LEGISLAÇÃO

Progressão na Carreira/ADD
Decreto-Lei 48-B/2024

Estabelece um regime especial de recuperação do tempo de serviço dos educadores de infância e dos professores dos ensinos básico e secundário.

Nota Informativa DGAE

REGIME ESPECIAL DE RECUPERAÇÃO DO TEMPO DE SERVIÇO DECRETO-LEI N.º 48-B/2024, DE 25 DE JULHO

Decreto-Regulamentar 26/2012

Regulamenta o sistema de avaliação do desempenho do pessoal docente

Acumulação de Funções
Portaria 188-G/2024

Procede à primeira alteração à Portaria n.º 814/2005, de 13 de setembro, que regula o regime de acumulação de funções e atividades públicas e privadas dos educadores de infância e dos professores dos ensinos básico e secundário.

Portaria 814/2015

Regula o regime de acumulação de funções e atividades públicas e privadas dos educadores de infância e dos professores dos ensinos básico e secundário.

Formação Contínua
Nota informativa da DGAE de 15 de junho de 2020

Avaliação do desempenho docente e formação contínua de docentes

Despacho n.º 6851-A/2019, de 31 de junho

Procede à alteração do Despacho n.º 779/2019, de 18 de janeiro

Declaração de retificação n.º 470/2015, de 11 de junho

Retificação ao Despacho n.º 5741/2015 - Ações de curta duração

Despacho n.º 5741/2015, de 29 de maio

Processo de reconhecimento e certificação das ações de formação de curta duração

Despacho n.º 5418/2015, de 22 de maio

Correspondência com antigo Regime Jurídico da Formação Contínua

Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio

Avaliação, certificação e reconhecimento da formação acreditada

Decreto-Lei n.º 22/2014, de 11 de fevereiro

Estabelece o regime jurídico da formação contínua de professores

Despacho 4840/2023

Procede à terceira alteração do Despacho n.º 779/2019, de 18 de janeiro

Despacho 779/2019

Define as prioridades de formação contínua dos docentes, bem como a formação que se considera abrangida na dimensão científica e pedagógica

Educação
Decreto-Lei n.º 54/2018 de 6 de julho

Estabelece os princípios e as normas que garantem a inclusão.

Lei n.º 116/2019 de 13 de setembro

Primeira alteração, por apreciação parlamentar, ao Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho, que estabelece o regime jurídico da educação inclusiva.

Decreto-Lei n.º 55/2018 de 6 de julho

Estabelece o currículo dos ensinos básico e secundário.

Portaria n.º 223-A/2018 de 3 de agosto

Procede à regulamentação das ofertas educativas do ensino básico e o regime dos cursos artísticos especializados.

Portaria n.º 226-A/2018 de 7 de agosto

Procede à regulamentação dos cursos científico -humanísticos.

Despacho n.º 6944-A/2018, de 19 de julho

Aprova as Aprendizagens Essenciais

Despacho n.º 6605-A/2021, de 6 de julho

Procede à definição dos referenciais curriculares das várias dimensões do desenvolvimento curricular, incluindo a avaliação externa.

ENEC

Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania

Despacho n.º 6478/2017, de 26 de julho

Aprova o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória

PASEO

Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória

Portaria n.º 180/2019 de 11 de junho

Define as condições em que as escolas, no âmbito da AFC podem implementar uma gestão superior a 25 % das matrizes curriculares -base.

Portaria n.º 306/2021 de 17 de dezembro

Procede à primeira alteração à Portaria n.º 180/2019, de 11 de junho.

Despacho n.º 6147/2019

Define as linhas orientadoras a adotar pelas escolas na organização e realização das atividades: visitas de estudo, passeios escolares, entre outras.

Portaria n.º 194/2021 de 17 de setembro

Define os modelos de diplomas e de certificados em formato eletrónico das ofertas educativas e formativas do ensino básico e secundário.

Despacho 8368/2024

Estabelece o calendário escolar relativo aos anos letivos de 2024-2025 a 2027-2028 destinado aos estabelecimentos públicos de educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário, bem como aos estabelecimentos particulares de ensino especial.

Despacho Normativo 13/2024

Procede à terceira alteração do Despacho Normativo n.º 6/2018, de 12 de abril, com a redação dada pelo Despacho Normativo n.º 10-B/2021, de 14 de abril.

Decreto-Lei 51/2024

Estabelece medidas excecionais e temporárias na área da educação, com vista a dotar os estabelecimentos públicos de educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário, na dependência do Ministério da Educação, Ciência e Inovação, de pessoal docente e de técnicos especializados necessários à garantia do direito dos alunos à aprendizagem.

Carreira Docente
Decreto-Lei n.º 41/2012 de 21 de fevereiro

Estatuto da carreira docente

Portaria n.º 119/2018 de 4 de maio

Reposicionamento dos Docentes