Criar para Aprender: Produção de Media com a Biblioteca Escolar turma T1
Apresentação
No mundo atual dominado pelos media digitais, os alunos não podem ser apenas consumidores de conteúdos: é fundamental que se tornem criadores críticos, responsáveis e criativos, capazes de comunicar de forma ética, segura e eficaz. A biblioteca escolar pode assumir um papel central no desenvolvimento destas competências, ao promover projetos interdisciplinares de produção mediática (podcasts, jornais digitais, vídeos, exposições multimédia, redes sociais educativas), estimulando a autonomia, o pensamento crítico, a expressão multimodal e a cidadania digital. Esta ação de formação pretende capacitar os docentes e professores bibliotecários para conceber e implementar projetos de literacia mediática centrados na criação de conteúdos, desenvolvendo práticas inovadoras, colaborativas e com impacto na comunidade escolar, em alinhamento com o Plano Nacional de Literacia Mediática 2024-2029, o Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar e o Quadro Estratégico da RBE 2021-2027.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário, Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário, Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. De acordo com o artigo 15.º da Portaria n.º 192-A/2015, de 29 de junho, esta ação de formação releva para a progressão da carreira dos professores bibliotecários, incluindo-se na dimensão científica e pedagógica. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário, Educação Especial.
Objetivos
- Compreender os princípios da educação para os media e da cidadania digital ativa - Explorar ferramentas digitais de produção de conteúdos multimédia (podcast, vídeo, jornal digital, redes sociais educativas) - Planificar e implementar projetos de literacia mediática integrados no currículo e na biblioteca escolar - Promover competências de análise crítica, ética e segurança na criação e partilha de conteúdos - Desenvolver práticas colaborativas de mediação com impacto na comunidade escolar
Conteúdos
1. Fundamentos da literacia mediática: Conceitos, enquadramento pedagógico e legal, cidadania digital - 6 horas (2 sessões síncronas + 1 tarefa assíncrona) 2. Analisar os media: Tipos de media, representações, publicidade, desinformação, IA generativa - 6 horas (2 sessões síncronas + 1 tarefa assíncrona) 3. Criar conteúdos mediáticos: Guiões, storytelling digital, técnicas básicas de som, imagem e vídeo - 6 horas (2 sessões síncronas + 1 tarefa assíncrona) 4. Projetos com a biblioteca escolar: Articulação curricular, dinâmicas colaborativas e ferramentas de gestão de projetos - 5 horas (2 sessões síncronas + exploração autónoma de recursos) 5. Apresentação de projetos: Partilha e discussão das propostas criadas pelos formandos - 2 hora (1 sessão síncrona).
Metodologias
A metodologia será ativa e centrada no formando, combinando: - Sessões síncronas expositivas e participativas por videoconferência - Trabalhos assíncronos em plataforma Moodle e na plataforma de gestão do CEFOPNA (individuais e colaborativos) - Criação colaborativa de protótipos de produtos mediáticos (podcast, jornal digital, vídeos curtos) - Fórum de partilha e feedback entre pares - Acompanhamento contínuo pela equipa técnico-pedagógica A ação decorre integralmente a distância, em regime misto (síncrono/ assíncrono), com recurso a plataformas digitais (Moodle, Zoom e plataforma de gestão do CEFOPNA).
Avaliação
Participação nas sessões síncronas: Assiduidade, envolvimento e contributos durante os momentos em tempo real - 20% Participação em fóruns e tarefas na plataforma: Regularidade, pertinência e qualidade das intervenções no ambiente online - 25% Projeto de literacia mediática: Clareza, fundamentação e aplicabilidade do projeto de criação mediática - 35% Reflexão crítica individual: Capacidade de análise, pensamento crítico e articulação com a prática - 20% A classificação será expressa numa escala de 1 a 10 valores, conforme o Despacho n.º 4595/2015.
Bibliografia
Buckingham, D. (2019). The Media Education Manifesto. John Wiley and Sons LTD.Brites, M. J., Amaral, I. & Silva, M. T. (Eds.) (2017). Literacias Cívicas e Críticas. Lisboa: Livros Horizonte.Innerarity, D. et al. (2023). Inteligência Artificial e Cultura. Do Medo à Descoberta. Gradiva.Conde, E. et al. (2017). Aprender com a biblioteca escolar. Lisboa: RBE.RBE (2024). Plano Nacional de Literacia Mediática 2024-2029. Lisboa: RBE/DGE.
Formador
Fátima Manuel Caeiro Bonzinho
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 08-01-2026 (Quinta-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Online síncrona |
| 2 | 09-01-2026 (Sexta-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Online assíncrona |
| 3 | 15-01-2026 (Quinta-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Online síncrona |
| 4 | 16-01-2026 (Sexta-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Online assíncrona |
| 5 | 29-01-2026 (Quinta-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Online síncrona |
| 6 | 30-01-2026 (Sexta-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Online assíncrona |
| 7 | 12-02-2026 (Quinta-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Online síncrona |
| 8 | 13-02-2026 (Sexta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online assíncrona |
| 9 | 26-02-2026 (Quinta-feira) | 17:30 - 18:30 | 1:00 | Online síncrona |
| 10 | 27-02-2026 (Sexta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online assíncrona |
| 11 | 10-03-2026 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
| 12 | 11-03-2026 (Quarta-feira) | 17:30 - 18:30 | 1:00 | Online assíncrona |