Literacia Fílmica e Educação para os Valores: Interculturalidade, Inclusão e Cidadania turma T1
Apresentação
A sociedade contemporânea e as nossas escolas apresentam um conjunto de desafios que se interligam e traduzem a emergência de conceitos essenciais como os valores, a interculturalidade, a multiculturalidade, a cidadania e a democracia, sempre em perspetiva com o fomento do pensamento crítico. Conjugando a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania em articulação com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO) e com as Aprendizagens Essenciais (AE), ressaltamos que Visando a construção sólida da formação humanística dos alunos, para que assumam a sua cidadania garantindo o respeito pelos valores democráticos básicos e pelos direitos humanos, tanto a nível individual como social, a educação constitui-se como uma ferramenta vital. Deste modo, na componente do currículo de Cidadania e Desenvolvimento (CD), os professores têm como missão preparar os alunos para a vida, para serem cidadãos democráticos, participativos e humanistas, numa época de diversidade social e cultural crescente, no sentido de promover a tolerância e a não discriminação, bem como de suprimir os radicalismos violentos. (https://www.dge.mec.pt/estrategia-nacional-de-educacao-para-cidadania). Neste contexto, a Literacia Fílmica institui-se como um vetor central que possibilita a dinamização ativa de estratégias para a compreensão e análise das temáticas identificadas, mobilizando os professores e os alunos através dos múltiplos olhares que o Cinema permite. Esta Oficina conjuga os desafios enunciados com as potencialidades da Literacia Fílmica, tornando-se um agente capacitador dos professores para fomentar a análise, a reflexão crítica e a construção de uma cidadania plena dos nossos estudantes.
Destinatários
Professores dos Grupos 300, 320, 330, 350, 400, 410, 600
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 300, 320, 330, 350, 400, 410, 600. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 300, 320, 330, 350, 400, 410, 600.
Objetivos
Compreender e mobilizar o Cinema em conjugação com os Domínios de Autonomia Curricular e as Aprendizagens Essenciais, com vista ao desenvolvimento das áreas de competências inscritas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória; 2. Instituir o Cinema como fonte dinamizadora da construção interdisciplinar, privilegiando o trabalho prático e o desenvolvimento das capacidades de pesquisa, relação e análise, contribuindo para a Educação para a Cidadania e Interculturalidade; 3. Fomentar a reflexão sobre conhecimentos, capacidades, valores e atitudes que contribuam para a compreensão e defesa dos Direitos Humanos, prevenção e combate ao discurso de ódio e valorização dos conceitos de identidade, cultura e diversidade cultural, promovendo o debate sobre formas de discriminação e fomentando a construção de diálogos sobre migrações, etnicidade e inclusão; 4. Analisar, debater e explorar significativamente filmes, de acordo com as vertentes estética, técnica, semiótica e simbólica, em articulação com os DAC, AE, PASEO e ED.
Conteúdos
1)Introdução à Linguagem Cinematográfica, História e Estética do Cinema, narrativas, técnicas cinematográficas, contextos históricos e culturais; 2)A obra cinematográfica como criação estética de questionação do sujeito, da sociedade e do mundo; 3)Cinema, Educação e formação de educadores; 4)O Cinema, os Domínios de Autonomia Curricular e as Aprendizagens Essenciais, com vista ao desenvolvimento das áreas de competências inscritas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória; 5)O Cinema e a Educação para os Valores, Cidadania e Desenvolvimento: a sociedade contemporânea vista pelo Cinema - diálogos temáticos e semióticos para a compreensão da contemporaneidade; os desafios da diversidade cultural: interculturalidade e multiculturalidade; a participação ativa e consciente na sociedade, a compreensão dos direitos e deveres do cidadão e a importância do respeito mútuo e da justiça social; valorização da diversidade cultural, promoção do entendimento e da empatia em relação a diferentes culturas e realidades sociais; a análise fílmica como estratégia de desenvolvimento do pensamento crítico: imagética, estética e ética, valores, cidadania, interculturalidade, multiculturalidade e pensamento crítico; da análise fílmica à produção fílmica: planeamento e criação de curtas-metragens. Esta Oficina de Formação está articulada com o PASEO e com os grupos de docência e respetivas disciplinas dos formandos que constituem os destinatários da formação. O cinema é analisado nas suas vertentes técnica, estética e ideológica, e no seu relacionamento com os programas de disciplinas como Educação para a Cidadania, Português, Línguas Estrangeiras, Artes, Filosofia e História, por exemplo, pelas suas potencialidades pedagógicas e pela conexão que se pode estabelecer entre temáticas, estilos, correntes, movimentos, perfis culturais, retratos documentais ou ficcionais do passado, do presente e do futuro, pela diacronia e pela sincronia, encarando-se o cinema como sistema semiótico com veios comunicacionais e de natureza dialógica com os programas das citadas disciplinas, como podemos assinalar, de uma forma breve pelo seguinte elenco de correlações diretas em relação a disciplinas específicas e transversais, considerando as Aprendizagens Essenciais, o PASEO e a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, Igualdade de Género, Interculturalidade, Desenvolvimento Sustentável, Educação Ambiental, Saúde, Sexualidade, Media, Instituições e participação democrática, Literacia Financeira e Educação para o Consumo, Segurança Rodoviária, Risco, Bem Estar Animal, Empreendedorismo, Mundo do Trabalho, Segurança, Defesa e Paz, Voluntariado; 110 e 300 Análise de filmes (a oralidade, a escrita, a comunicação, tipologias discursivas, análise narratológica e semiótica, texto e contexto, literatura e cinema, adaptações literárias ao cinema ); 320, 330,350 Análise de filmes (a oralidade, a escrita, a comunicação, tipologias discursivas, análise narratológica e semiótica, texto e contexto, literatura e cinema, adaptações literárias ao cinema ); 400 Análise de filmes (factos, acontecimentos e personalidades históricas, épocas, movimentos, sociedade, pensamento e cultura, contexto epocal, dinâmicas históricas; diacronia e sincronia ); 410 e 600 Análise de filmes (análise estética, técnica e ideológica da imagem, factos, acontecimentos e personalidades, épocas, movimentos, sociedade, pensamento e cultura, contexto epocal.
Metodologias
Presencial: A Oficina de Formação Literacia Fílmica e Educação para os Valores possui uma natureza centrada em abordagens práticas, articulada com a intervenção educativa dos formandos, visando delinear e consolidar procedimentos de ação e produção de materiais. Esta Oficina integra momentos de socialização, com relato de práticas por parte dos formandos, partilha de experiências, reflexão e construção de dispositivos pedagógicos para dirimir dificuldades e desafios experienciados, permitindo avaliar os resultados obtidos, claramente associados a mecanismos de regulação. Em trabalho presencial, serão privilegiadas as sessões de trabalho conjuntas, com produção de trabalho de teor reflexivo e prático, conjugado com o trabalho autónomo que inclui planificação, proposta de execução no terreno e avaliação dos resultados. Da conjugação do trabalho presencial (25h) e do trabalho autónomo (25h) resultarão materiais e recursos, com base na utilização de fontes audiovisuais, que serão utilizadas de acordo com as necessidades, conteúdos das disciplinas e grupos de docência, conjugando inovação pedagógica e mobilização consequente do cinema e do vídeo. Trabalho Autónomo: Da conjugação do trabalho presencial (25h) e do trabalho autónomo (25h) resultarão materiais e recursos, com base na utilização de fontes audiovisuais, que serão utilizadas de acordo com as necessidades, conteúdos das disciplinas e grupos de docência, conjugando inovação pedagógica e mobilização consequente do cinema e do vídeo.
Avaliação
A avaliação do formando será feita através de um trabalho final no qual apresentará uma proposta de abordagem a um filme em sala de aula, identificando os objetivos a atingir, de acordo com o enquadramento curricular. Serão consideradas as dimensões do trabalho presencial, com investigação orientada, análise e discussão de documentos (textos em suporte digital, sites, imagens, vídeos), com recurso sistemático ao filme como principal recurso didático, articulado com o trabalho autónomo, acompanhado pelo formador, que estará em sintonia com as sessões presenciais e contempla investigação e criação de uma abordagem teórico-prática em sala de aula, associada a um filme.
Bibliografia
Chen, T., Churchill, D. (2020). Film History and Cultural Citizenship, RoutledgeHeggart, K. (2021). Activist Citizenship Education: A Framework for Creating Justice Citizens. Springer Nature Singapore.Poli, A., & Tamburini, D. (2021). The Language of Cinema Fosters the Development of Soft Skills for Inclusion and Interdisciplinary Learning. In Handbook of Research on Software Quality Innovation in Interactive Systems (pp. 324-337). IGI Global.Thompson, K., Bordwell, D. (2018) Film History: An Introduction. McGraw-Hill Education Waters, S., & Russell, W. B. (2020). Movies and Moral Dilemma Discussions: A Practical Guide to Cinema Based Character Development. IAP.
Formador
Luís Miguel Oliveira de Barros Cardoso