278

Introdução à Avaliação e Intervenção na Aprendizagem da Leitura: Metodologia Leiamos turma T1

Apresentação

O modo como a criança inicia o processo de aprendizagem está fortemente relacionado com o seu sucesso académico posterior. Nos primeiros anos de escolaridade, a aprendizagem da leitura tem um papel fulcral. Crianças que experienciem dificuldades no início do seu percurso escolar podem vivenciar percursos marcados de insucesso ulterior. A intervenção ao nível da promoção do sucesso na fase inicial da aprendizagem da leitura deve ocorrer precocemente, se não antes, logo no 1.º ano de escolaridade. Para tal, importa desenvolver metodologias focadas na avaliação e intervenção de competências alicerce à leitura, a saber: a consciência fonológica, as relações letra-som e a descodificação. Nesta formação será trabalhado o domínio dos conceitos de consciência fonémica, relações letra-som e descodificação e o conhecimento crítico relativo à avaliação, intervenção e utilização de estratégias de promoção destas competências. Esta área de formação, que incide sobre a promoção do sucesso na fase inicial da aprendizagem da leitura, consta das especificadas no plano de ação do Centro e nos Planos de Formação das Escolas associadas.

Destinatários

Professores dos Grupos 100 e 110

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 100 e 110. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 100 e 110.

Objetivos

I. Identificar os processos neurocognitivos envolvidos na aprendizagem da leitura II. Identificar as características psicolinguísticas relevantes do português para a aprendizagem da leitura III. Conhecer e dominar a utilização da Plataforma Leiamos ao nível da avaliação das competências pré-leitoras e leitoras IV. Interpretar relatórios/outputs de resultados da Plataforma Leiamos de avaliação das competências pré-leitoras e leitoras V. Conhecer e dominar as propostas Leiamos de intervenção eficazes na promoção da aprendizagem da leitura do português VI. Identificar estratégias de intervenção eficazes na promoção da aprendizagem da leitura do português VII. Implementar a metodologia de intervenção Leiamos na promoção das competências alicerce de leitura VIII. Apresentar criticamente os resultados da implementação da metodologia Leiamos

Conteúdos

1. Conteúdos da acção (detalhados e com as horas para cada módulo/tema, de modo a somar as horas presenciais que se pretende, não esquecendo algumas horas para avaliação final sobretudo dos formandos. 1. Promoção do sucesso na fase inicial da aprendizagem da leitura - Metodologia Leiamos (5h) a. Processos neurocognitivos envolvidos na aprendizagem da leitura b. Competências pré-leitoras c. Competências leitoras 2. Ferramentas de avaliação Leiamos (inicial, intermédia e final) ao nível das competências pré-leitoras e leitoras (10h) 3. Intervenção para a promoção da aprendizagem da leitura na metodologia Leiamos (4h) a. Estratégias de intervenção para a promoção das competências pré-leitoras i. Objetivos ii. Estrutura iii. Resultados b. Estratégias de intervenção para a promoção das competências leitoras i. Objetivos ii. Estrutura iii. Resultados 4. Implementação da metodologia Leiamos para a promoção do sucesso na fase inicial da aprendizagem da leitura (2h) a. Objetivos b. Método i. Caracterização dos Participantes 1. Caracterização sociodemográfica das crainças 2. Caracterização metodologia de promoção de competências pré-leitoras e método de ensino da leitura Método de ensino de leitura no caso de se tratar de uma turma/grupo de 1.º ciclo; Competências fonológicas promovidas na EPE; ii. Procedimento e Materiais Avaliação: momentos da avaliação Intervenção: cronograma e materiais 5. Apresentação oral e escrita dos resultados da implementação do projeto e avaliação final (4h) a. Resultados e Discussão b. Conclusões Total - 25 horas Trabalho autónomo (25h): Nas sessões de trabalho autónomo o formando dinamizará a implementação da metodologia Leiamos, através da avaliação e intervenção ao nível das competências pré-leitoras e/ou leitoras em contexto escolar. A metodologia Leiamos poderá ser aplicada junto de um grupo de crianças a frequentar a Educação Pré-escolar ou numa turma de 1.º ciclo. No 1.º ciclo, a implementação da metodologia poderá ainda ser realizada com grupos de alunos a experienciar dificuldades de leitura.

Metodologias

Presencial: Nas primeiras sessões será realizado: • o enquadramento teórico dos processos neurocognitivos de aprendizagem da leitura e das ferramentas para a avaliação dos mesmos; enquadramento de conceitos-chave como: competências alicerce, competências pré-leitoras e leitoras, consciência fonémica, relações letra-som e descodificação. • primeiro contacto com materiais de avaliação e de intervenção • o planeamento da ação e do trabalho autónomo tendo em conta a metodologia. Decorrerão sessões, ao longo da formação, nas quais os formandos terão oportunidade para analisar criticamente o trabalho em desenvolvimento, bem como colocar dúvidas. As sessões serão um espaço de partilha em relação ao conhecimento da metodologia Leiamos para a promoção do sucesso na fase inicial da aprendizagem da leitura. Trabalho Autónomo: Implementação da metodologia Leiamos, ao nível da avaliação e da intervenção nas competências pré-leitoras e leitoras em contexto escolar.

Avaliação

Avaliação dos(as) Formandos(as) Mínimo 2/3 de presenças; Avaliação quantitativa e qualitativa dos(as) formandos(as), com a obrigatoriedade da apresentação de um trabalho final, individual e escrito ou, se oral, com apresentação pessoal e respetivo registo formal; Os(as) formandos(as) serão avaliados(as) tendo em consideração os seguintes referenciais/critérios e instrumentos, para além da auto-avaliação: pontualidade, interesse demonstrado, participação e produção; resultados das atividades das sessões e da formação global; elaboração de trabalho individual final escrito ou relatório crítico, também individual. A avaliação será quantitativa, numa escala de 1 a 10, com a correspondente menção qualitativa, de acordo com a lei em vigor.

Bibliografia

Viana, F.L., & Sucena, A. (2019). O ensino da leitura. O outro lado do espelho. In Rigatti Scherer, V., Wanmacher Pereira, V. (Org.). Alfabetização: estudos e metodologias de ensino em perspectiva cognitiva. Porto Alegre: ediPUCRS. Sucena, A., Garrido, C., Marques, C. and Lousada, M. (2023) Early predictors of reading success in first grade. Front. Psychol. 14:1140823. doi: 10.3389/fpsyg.2023.1140823Sucena, A., Silva, A.F. & Marques, C. (2023). Reading skills promotion: Results on the impact of a preschool intervention. Frontiers in Education, 7:1076630. doi: 10.3389/feduc.2022.1076630 Sucena, A., Silva, A.F., & Marques, C., (2022). Reading skills intervention during Covid-19 pandemic. Humanities & Social Sciences Communications, 9(45), 1-6.Sucena, A., Silva, A.F., & Marques, C. (2021). Promoting foundation reading skills with at-risk students. Frontiers in Psychology. 12(671733), 1-9. Silva, A.F., Marques, C., & Sucena, A. (2020). Validity Evidence of the Reading Screening Test for Portuguese First Graders. Frontiers in Education, 5(570639), 1-7.Carrol, J.M., Bowyer-Crane, C., Duff, F.J., Hulme, C., Snowling, M.J. (2010). Developing Language and Literacy: Effective Intervention in the Early Years. Wiley-Blackwell Sucena, A., Silva, A. F., Viana, F.L. (2016). Intervenção precoce nas dificuldades de aprendizagem da leitura com recurso ao software Graphogame. Letrônica, 9 (2). Rio Grande do SulSucena, A.; Viana, F. L; Cruz, J.; Silva, A. F. (2016). Portuguese Foundation Graphogame: Preliminary Results. Proceedings of the 17th European Conference on Developmental Psychology, 259-262. Bologna: Medimond Viana, F. L; Sucena, A.; Ribeiro, I.; Cadime, I.. 2014. Alicerces da aprendizagem da leitura e da escrita. In Ler para ser. Os caminhos antes, durante e… depois e aprender a ler, 15 - 31. . Coimbra: Almedina.

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 03-11-2025 (Segunda-feira) 16:30 - 19:00 2:30 Online síncrona
2 03-11-2025 (Segunda-feira) 19:00 - 20:00 1:00 Online assíncrona
3 22-11-2025 (Sábado) 14:00 - 18:00 4:00 Presencial
4 22-11-2025 (Sábado) 18:00 - 19:00 1:00 Online assíncrona
5 15-12-2025 (Segunda-feira) 16:30 - 17:30 1:00 Online síncrona
6 10-01-2026 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
7 10-01-2026 (Sábado) 14:00 - 15:00 1:00 Online assíncrona
8 02-02-2026 (Segunda-feira) 16:30 - 17:30 1:00 Online síncrona
9 02-03-2026 (Segunda-feira) 16:30 - 17:30 1:00 Online síncrona
10 23-03-2026 (Segunda-feira) 16:30 - 17:30 1:00 Online síncrona
11 04-05-2026 (Segunda-feira) 16:30 - 19:00 2:30 Online síncrona
12 25-05-2026 (Segunda-feira) 16:30 - 17:30 1:00 Online síncrona
13 06-06-2026 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Online síncrona
Início: 03-11-2025
Fim: 06-06-2026
Acreditação: CCPFC/ACC-136896/25
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 52 h
Local: Escola Secundária Mouzinho da Silveira - Elvas