
Workshops CRTIC para potenciar capacidades turma T1
Apresentação
Esta formação tem como objetivo capacitar professores para utilizar ferramentas de Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA), como o software Araword, pictogramas, o dispositivo Quicktalker23 e a parede de comunicação, com vista a apoiar uma aluna com dificuldades de expressão verbal, avaliada pelo CRTIC. Ao integrar estas tecnologias e estratégias na prática pedagógica, promove-se a inclusão, a autonomia e a participação ativa da aluna no ambiente escolar
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
Compreender os princípios e a importância da Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) no contexto educativo. Explorar o software Araword e aprender a criar materiais visuais com pictogramas. Conhecer e aplicar o funcionamento do Quicktalker23 em atividades pedagógicas. Organizar e utilizar a parede de comunicação como recurso diário em sala de aula. Desenvolver estratégias inclusivas que favoreçam a comunicação e aprendizagem de alunos com necessidades específicas. Aplicar os conhecimentos adquiridos ao caso concreto da aluna, adaptando práticas e recursos às suas necessidades.
Conteúdos
Sotware Araword: Descarregar o Arasuite; Instalar; Abrir o Araword; Atualização da base de dados de símbolos; Menus; Metodologias de utilização.
Formador
Laura Maria Parra Chagas
Carla Maria Vaz Louro
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 18-09-2025 (Quinta-feira) | 15:30 - 18:30 | 3:00 | Presencial |