
Exploração do potencial da estatística no ensino básico - Atividades práticas em sala de aula turma T1
Apresentação
A estatística é uma área do conhecimento que tem vindo a adquirir uma importância significativa em todos os domínios davida em sociedade, pelo que a formação inicial nos primeiros anos do ensino se mostra adequada e necessária àcompreensão de modo intuitivo da sua importância e da sua aplicação na vida real e prática do dia-a-dia.
Destinatários
Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo;
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo;. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo;.
Objetivos
Divulgar atividades para o ensino da estatística nos anos iniciais do ensino básico em sala de aula de modo atrativo, intuitivo e simples.
Conteúdos
1. Processo Lógico-histórico da Estatística. 2. Desenvolvimento da atividade de ensino da Estatística: 2.1. Tratamento da Informação: Leitura e interpretação de informações contidas em imagens, recolha e organização de informações, criação de registros pessoais para comunicação das informações recolhidas, exploração da função donúmero como código na organização de informações, interpretação de listas, tabelas simples e gráficos de barras para comunicar a informação obtida e produção de textos escritos a partir da interpretação de gráficos e tabelas. 2.2. Dinâmicas de trabalho em sala de aula (ex: histórias virtuais; registo da organização de dados). 3. Medidas de localização – Atividades em jogos de tabuleiro e jogos digitais. 4. Multiplicação, adição e probabilidade – Atividades em jogos de tabuleiro. 5. Representação gráfica de informação - Atividades com gráficos em sala de aula.
Metodologias
Os conteúdos que se propõem ministrar serão introduzidos através de fichas informativas apresentadas em PPT, seguidas de exemplos práticos da sua aplicação em sala de aula em termos pedagógicos pelos formandos. Serão posteriormente disponibilizadas aos formandos fichas com os conteúdos abordados e serão ainda aplicados os conceitos introduzidos e a respetiva abordagem em modo presencial
Avaliação
Os formandos serão avaliados através da elaboração de trabalhos (em grupo ou individuais) que explorem os conteúdos abordados, assim como pela participação ativa nas aulas síncronas.
Bibliografia
Andrade, N. (2012). Aprendizagem da Estatística no 2.º ano de escolaridade através de atividades investigativas. Tese de Mestrado. Instituto de Educação. Universidade do Minho. Braga. Ferraz, C. (2018). Ensino e aprendizagem da estatística no 2º ciclo do ensino básico: uma reflexão sobre as práticas docentes. Escola Superior de Educação e Comunicação. Universidade do Algarve. Moura, M.; Lopes, A.; Araújo, E.; Cedro, W. () - Atividades para o ensino da matemática nos anos iniciais da educação básica. - Vol.1 Estatística. e-book. ISBN 978- 85-85367-28-2. Ponte, J. P., & Fonseca, H. (2000). A estatística no currículo do ensino básico e secundário. In C. Loureiro, O. Oliveira & L. Brunheira (Orgs.), Ensino e aprendizagem da estatística (pp. 179–211). Lisboa Silva, C. (2015) - Da teoria à prática: Uma proposta pedagógica para o ensino da estatística nos anos finais do ensino fundamental. FURG. Brasil.
Observações
Formadoras: Maria Isabel de Almeida Borges; Cristina Paula da Silva Dias
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 01-10-2025 (Quarta-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Presencial |
2 | 06-10-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
3 | 07-10-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
4 | 08-10-2025 (Quarta-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
5 | 09-10-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
6 | 10-10-2025 (Sexta-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
7 | 15-10-2025 (Quarta-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
8 | 16-10-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
9 | 17-10-2025 (Sexta-feira) | 18:00 - 19:00 | 1:00 | Online síncrona |
10 | 20-10-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Presencial |
11 | 21-10-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Presencial |
12 | 22-10-2025 (Quarta-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Presencial |
13 | 23-10-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Presencial |