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O Poder da Imagem na Aprendizagem: Fotografar para Ensinar, Refletir e Criar turma T1

Apresentação

utilização de imagens na educação tem-se revelado uma ferramenta poderosa para facilitar a aprendizagem e a retenção de informações. Fotografar para ensinar é uma abordagem inovadora que pode transformar a dinâmica de sala de aula e enriquecer o processo educativo. São objetivos desta formação: Demonstrar a importância das imagens na aprendizagem; capacitar os professores a utilizar a fotografia como ferramenta pedagógica; promover a criatividade e a inovação no ensino e fomentar a inclusão e a diversidade na sala de aula.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Conteúdos

Introdução: A imagem no centro do ensino e da aprendizagem Breve contextualização: o lugar da imagem na sociedade atual e na cultura dos alunos O poder simbólico, emocional e comunicacional da imagem A imagem como linguagem (não-verbal, visual, subjetiva) Exemplos de como a imagem pode abrir horizontes e interpretações (vs. texto fechado Vantagens pedagógicas do uso da fotografia e vídeo Estímulo à atenção e motivação dos alunos Desenvolvimento do pensamento crítico e da literacia visual Apoio à personalização da aprendizagem (adequação cultural, identidade da escola/aluno) Potencial transdisciplinar (usos na História, Ciências, Línguas, Cidadania, Artes…) Criação de narrativas visuais (storytelling com imagens) Fotografia e vídeo como ferramentas de produção de conteúdo A câmara do telemóvel como aliada na sala de aula Vídeos curtos e reels educativos: como criar com os alunos Projetos visuais: álbuns temáticos, exposições, portfólios digitais, diários visuais A imagem como forma de avaliação alternativa (ex: contar uma história de forma visual) Apresentações visuais como ponto de partida para reflexão e discussão O poder das apresentações baseadas em imagens (vs. slides cheios de texto) Como usar a ambiguidade da imagem para promover o debate Técnicas de apresentação visual centradas no aluno (cada aluno interpreta à sua maneira) Boas práticas: escolher imagens simbólicas, culturalmente relevantes, provocadoras

Anexo(s)

Cartaz

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 04-06-2025 (Quarta-feira) 16:00 - 19:00 3:00 Presencial
Início: 04-06-2025
Fim: 04-06-2025
Acreditação: ACD-24.25.30
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Agrupamento de Escolas de Campo Maior