
O Poder da Imagem na Aprendizagem: Fotografar para Ensinar, Refletir e Criar turma T1
Apresentação
utilização de imagens na educação tem-se revelado uma ferramenta poderosa para facilitar a aprendizagem e a retenção de informações. Fotografar para ensinar é uma abordagem inovadora que pode transformar a dinâmica de sala de aula e enriquecer o processo educativo. São objetivos desta formação: Demonstrar a importância das imagens na aprendizagem; capacitar os professores a utilizar a fotografia como ferramenta pedagógica; promover a criatividade e a inovação no ensino e fomentar a inclusão e a diversidade na sala de aula.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Conteúdos
Introdução: A imagem no centro do ensino e da aprendizagem Breve contextualização: o lugar da imagem na sociedade atual e na cultura dos alunos O poder simbólico, emocional e comunicacional da imagem A imagem como linguagem (não-verbal, visual, subjetiva) Exemplos de como a imagem pode abrir horizontes e interpretações (vs. texto fechado Vantagens pedagógicas do uso da fotografia e vídeo Estímulo à atenção e motivação dos alunos Desenvolvimento do pensamento crítico e da literacia visual Apoio à personalização da aprendizagem (adequação cultural, identidade da escola/aluno) Potencial transdisciplinar (usos na História, Ciências, Línguas, Cidadania, Artes…) Criação de narrativas visuais (storytelling com imagens) Fotografia e vídeo como ferramentas de produção de conteúdo A câmara do telemóvel como aliada na sala de aula Vídeos curtos e reels educativos: como criar com os alunos Projetos visuais: álbuns temáticos, exposições, portfólios digitais, diários visuais A imagem como forma de avaliação alternativa (ex: contar uma história de forma visual) Apresentações visuais como ponto de partida para reflexão e discussão O poder das apresentações baseadas em imagens (vs. slides cheios de texto) Como usar a ambiguidade da imagem para promover o debate Técnicas de apresentação visual centradas no aluno (cada aluno interpreta à sua maneira) Boas práticas: escolher imagens simbólicas, culturalmente relevantes, provocadoras
Anexo(s)
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 04-06-2025 (Quarta-feira) | 16:00 - 19:00 | 3:00 | Presencial |