
Pensar juntos: a Filosofia na educação infantil turma T1
Apresentação
Guilherme D’Oliveira Martins, no prefácio do Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória, afirma a necessidade de construir um perfil de aluno de base humanista, o que “significa a consideração de uma sociedade centrada na pessoa e na dignidade humana como valores fundamentais.” A construção desta Pessoa implica a apropriação dos conceitos de “diversidade”, “mudança”, mas também de “incerteza”, e como resposta a estes desafios “importa criar condições de equilíbrio entre o conhecimento, a compreensão, a criatividade e o sentido crítico. Trata-se de formar pessoas autónomas e responsáveis e cidadãos ativos.”. É exatamente aqui que se centra o papel da Filosofia, os benefícios da sua prática, nomeadamente em tenra idade, a designada “Filosofia com Crianças” (FcC) é constatada em diferentes estudos desenvolvidos pela UNESCO, que demonstram que a sua integração curricular tem benefícios a nível do desenvolvimento pessoal (emocional, cognitivo) dos jovens. Esta ação surge como resposta à procura crescente de práticas pedagógicas que vão ao encontro do referido documento, o PASEO, na medida em que estimulam o pensamento crítico, criativo e ético no contexto escolar. Pretende-se uma abordagem interdisciplinar da Filosofia com crianças capaz de transformar o ambiente educativo numa comunidade de investigação, promovendo o diálogo, a reflexão e a colaboração entre alunos e professores.
Destinatários
Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo;
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo;.
Objetivos
▪ Capacitar os formandos de ferramentas pedagógicas que possam contribuir para a preparação de crianças e jovens capazes de pensar de forma crítica. ▪ Acompanhar os formandos na preparação, dinamização e avaliação de sessões de Filosofia com Crianças, em contexto informal ou em sala de aula. ▪ Sensibilizar os formandos para uma escuta atenta ao questionar de crianças quando confrontados com situações problema, potenciando a sua dimensão crítica/filosófica. ▪ Potenciar o pensamento criativo na análise e resolução de problemas, adaptando as estratégias à faixa etária em apreço. ▪ Preparar os professores para serem promotores de uma convivência democrática e de uma consciência cívica, capaz de ser extrapolada do contexto de sala de aula. ▪ Apoiar o desenvolvimento socioemocional, através da criação de espaços de diálogo intercultural que promovam a empatia, a escuta ativa e o respeito pelas diferenças. ▪ Adaptar metodologias filosóficas ao ensino de diferentes disciplinas, ampliando a interdisciplinaridade e a autonomia dos alunos.
Conteúdos
Módulo 0. A AÇÃO DE FORMAÇÃO E O GRUPO TURMA/ 3 horas presenciais ▪ Apresentação da ação de formação. ▪ Exercícios de quebra-gelo com o grupo turma. ▪ O que é a Filosofia com crianças. ▪ Partilha de experiências na área. ▪ Partilha de expectativas em relação à ação. ▪ Avaliação. Módulo 1. APLICAÇÃO E POTENCIALIDADES DA FILOSOFIA PRÁTICA / 4 horas online síncronas ▪ Exercícios de investigação criativa, como modo de desenvolver o pensamento crítico. ▪ Exercícios de diálogo colaborativo, como forma de desenvolver o pensamento coletivo. ▪ Exercícios sobre a diferença, como forma de quebrar barreiras culturais. Módulo 2. CRIAÇÃO DE ATIVIDADES PARA A EXPERIMENTAÇÃO FILOSÓFICA, A PARTIR DE DIFERENTES SUPORTES DE COMUNICAÇÃO / 6 horas online síncronas ▪ Estratégias para a construção de exercícios práticos de Filosofia com crianças. ▪ Exercícios filosóficos, para desenvolver a problematização e o pensamento crítico. ▪ Suportes de comunicação para o desenvolvimento de atividades: Contos e Narrativas, Arte Visual e Imagens, Músicas e Sons, Dramatizações e Teatro, Jogos e Atividades Lúdicas, Exploração da Natureza e do Espaço, etc. Módulo 3. O DIÁLOGO DEMOCRÁTICO E O PENSAMENTO CRÍTICO / 6 horas online síncronas ▪ Exercícios de diálogo participativo e colaborativo, que podem ser aplicados em contexto de sala de aula. ▪ Exercícios para desenvolver a empatia, a abertura reflexiva e a escuta do outro. Módulo 4. MONITORIZAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO TRABALHO DESENVOLVIDO AO LONGO DA OFICINA / 6 horas presenciais ▪ Monitorização do trabalho dos formandos relacionado com a prática da FcC. ▪ Partilha, discussão, análise e apresentação de sessões/projetos para sessões de FcC, desenvolvidas em contexto de sala de aula.
Metodologias
As atividades a realizar na oficina decorrem em sessões presenciais e não presenciais, teórico/práticas. Seja qual for a sua natureza as sessões terão um carácter predominantemente prático, com alguns momentos expositivos/demonstrativos, investigação orientada, análise e discussão de documentos, com recurso sistemático às TIC. Pretende-se o desenvolvimento de sessões, em articulação com as recomendações da UNESCO para o desenvolvimento da FcC, dinâmicas, participativas, críticas e construtivas, de carater teórico-prático. Após as apresentações de carácter teórico será promovida uma metodologia de aprendizagem por execução de tarefas, com atividades integradoras em estreita ligação com os contextos e as vivências profissionais dos formandos. O trabalho autónomo, acompanhado pelo formador, estará em sintonia com as sessões presenciais e contempla investigação e criação de uma abordagem teórico-prática. Será proposto a cada formando que, individualmente ou em grupo, dinamize um conjunto de sessões de FcC com o seu grupo-turma.
Avaliação
A avaliação traduz-se numa classificação final quantitativa, na escala de 1 a 10, expressa através do referencial de menções qualitativas previstas no n.º 2 do artigo 46.º do ECD. Participação/Contributos: - Atitudes e valores – 10 % - Dinâmica da participação – 10% - Qualidade das intervenções – 10% - Competências e capacidades – 10% - Conhecimentos científicos demonstrados – 10% Trabalho de aplicação de conteúdos: - Qualidade do trabalho – 10% - Relevância – 10% - Recursos utilizados / pesquisa / investigação – 10% - Reflexão crítica – 10% - Exposição / apresentação – 10%
Bibliografia
KOHAN, Walter. (2003). Infância. Entre Educação e Filosofia. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. L'ECUYER, Catherine. (2023). Como educar num mundo frenético e hiperexigente?. Barcelona: Planeta. MENDONÇA, Dina. (2011). Livro Brincar a Pensar - Manual de Filosofia Crianças. Corroios, Plátano Editora. NOMEN, Jordi. (2021). Filosofia para crianças. Lisboa: Pergaminho RUIZ, José Carlos. (2019). El Arte De Pensar Para Niños: la Generación Que Cambiará el Mundo. Córdoba: Editorial Toromítico.
Formador
Ana Cristina Melato Póvoa Vieira Tomás
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 11-03-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Presencial |
2 | 12-03-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Online síncrona |
3 | 17-03-2025 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Online síncrona |
4 | 19-03-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Online síncrona |
5 | 24-03-2025 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Online síncrona |
6 | 26-03-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Online síncrona |
7 | 31-03-2025 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Online síncrona |
8 | 02-04-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Online síncrona |
9 | 28-04-2025 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Presencial |
10 | 30-04-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Presencial |