
Queixas de Ansiedade em Crianças e Jovens turma T1
Apresentação
Têm aumentado nos últimos anos, de acordo, com vários estudos realizados, os problemas de queixas de ansiedade em crianças e jovens. Estes problemas afetam os alunos não só na Escola como em todos os aspetos da sua vida. Através deste curso estamos a capacitar os psicólogos escolares par darem respostas ainda mais fundamentadas a estes problemas que atingem os alunos, de modo cada vez mais frequente.
Destinatários
Psicólogos Escolares
Objetivos
Capacitar os psicólogos escolares para responderem da melhor forma possível aos problemas de ansiedade nas crianças e nos adolescentes.
Conteúdos
Objetivos geraisRever e sistematizar metodologias de avaliação psicológica de crianças e jovens com queixas de ansiedadeExplorar e desenvolver projetos preventivos da ansiedade em contexto escolar e universitárioPlanear e monitorizar intervenções cognitivo-comportamentais e psicoeducacionais Conteúdos programáticosMódulo I - Psicopatologia da ansiedade nas crianças e jovens (3h)- Ansiedade normal e ansiedade patológica nestas faixas etárias: critérios clínicos e prevalência- Diagnóstico diferencial entre as várias perturbações que incluem quadros ansiososMódulo II - Avaliação psicológica das queixas de ansiedade (10h)- Exploração das queixas e dos fatores de risco e de proteção- Intervenções preventivas da ansiedade em contexto escolar e universitário- Avaliação baseline e de diagnóstico das diferentes perturbações de ansiedadeMódulo III - Intervenção psicológica nas perturbações de ansiedade com crianças e jovens (15h)- Estratégias cognitivo-comportamentais- Estratégias psicoeducacionaisObjetivos específicos por móduloMódulo I:Reconhecer a complexidade de variáveis e relações que influenciam a saúde mental das crianças e jovens e a prevalência atual de quadros ansiososSistematizar os critérios e metodologias que permitem o diagnóstico diferencial entre o normal e o patológico e entre as várias perturbações que incluem quadros ansiososMódulo II:Desenvolver formas de monitorização de queixas de ansiedade e dos fatores de risco e de proteção em contexto escolar, universitário e clínicoSelecionar, conceber e monitorizar programas de promoção da saúde mental em contextos educativosMobilizar competências de avaliação psicológica para o diagnóstico das diferentes perturbações de ansiedadeMódulo III:Projetar e validar intervenções psicológicas com estratégias cognitivo-comportamentaisReconhecer a utilidade e investir no aconselhamento psicoeducacional na intervenção em queixas de ansiedade
Metodologias
Online síncrona e assíncrona.
Avaliação
Participação - 40 % Teste Escrito / Trabalhos - 40% Assiduidade - 20%
Modelo
Questionário a preencher pelos formandos para avaliar a ação Questionário a preencher pelos formadores para avaliar a ação : Relatório final do formador :
Bibliografia
Albuquerque et. Al. (2024). Manejo de Crises de Ansiedade e Pânico em crianças e adolescentes: condições multifatoriais. Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences. 6(1), 1074-1092.American Psychiatric Association (2014). Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (5ª ed.). Lisboa: Climepsi Editores.Barros, Carla, & Sacau-Fontenla, Ana. (2022). Fatores protetores da saúde mental em estudantes do ensino superior. Psicologia, Saúde & Doenças, 23(3), 764-774.Borges, A., Manso, D., Tomé, G., & Matos, M. (2008). Ansiedade e coping em crianças e adolescentes: Diferenças relacionadas com a idade e género. Análise Psicológica. 26(3), 551-561.DeSousa, D. A., Pereira, A. S., Petersen, C. S., Manfro, G. G., Salum, G. A., & Koller, S. H. (2014). Psychometric properties of the Brazilian-Portuguese Version of the Spence Children’s Anxiety Sclae (SCAS): Self- and parente-report versions. Journal of Anxiety Disorders, 28, 427-436.
Formador
MARTA ALMEIDA VIDAL PAULA
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 06-01-2025 (Segunda-feira) | 10:30 - 12:30 | 2:00 | Online assíncrona |
2 | 09-01-2025 (Quinta-feira) | 10:30 - 11:30 | 1:00 | Online síncrona |
3 | 13-01-2025 (Segunda-feira) | 10:30 - 11:30 | 1:00 | Online assíncrona |
4 | 16-01-2025 (Quinta-feira) | 10:30 - 11:30 | 1:00 | Online assíncrona |
5 | 20-01-2025 (Segunda-feira) | 10:30 - 12:30 | 2:00 | Online assíncrona |
6 | 23-01-2025 (Quinta-feira) | 10:30 - 11:30 | 1:00 | Online síncrona |
7 | 27-01-2025 (Segunda-feira) | 10:30 - 12:30 | 2:00 | Online assíncrona |
8 | 30-01-2025 (Quinta-feira) | 10:30 - 11:30 | 1:00 | Online assíncrona |
9 | 03-02-2025 (Segunda-feira) | 10:30 - 11:30 | 1:00 | Online assíncrona |
10 | 06-02-2025 (Quinta-feira) | 10:30 - 11:30 | 1:00 | Online síncrona |
11 | 10-02-2025 (Segunda-feira) | 10:30 - 11:30 | 1:00 | Online assíncrona |
12 | 17-02-2025 (Segunda-feira) | 10:30 - 13:30 | 3:00 | Online assíncrona |
13 | 24-02-2025 (Segunda-feira) | 10:30 - 11:30 | 1:00 | Online assíncrona |
14 | 27-02-2025 (Quinta-feira) | 10:30 - 11:30 | 1:00 | Online síncrona |
15 | 03-03-2025 (Segunda-feira) | 10:30 - 11:30 | 1:00 | Online assíncrona |
16 | 06-03-2025 (Quinta-feira) | 10:30 - 11:30 | 1:00 | Online síncrona |
17 | 10-03-2025 (Segunda-feira) | 10:30 - 13:30 | 3:00 | Online assíncrona |
18 | 17-03-2025 (Segunda-feira) | 10:30 - 11:30 | 1:00 | Online assíncrona |
19 | 20-03-2025 (Quinta-feira) | 10:30 - 11:30 | 1:00 | Online síncrona |
20 | 24-03-2025 (Segunda-feira) | 10:30 - 12:30 | 2:00 | Online assíncrona |