Práticas de avaliação com suporte digital turma T2
Apresentação
Na sequência das alterações produzidas pelo Plano de Transição Digital, quer ao nível dos equipamentos, quer das práticas docentes, situações de aprendizagem com uma componente digital estruturante tornaram-se mais frequentes. O confinamento decorrente da situação pandémica criou um contexto favorável à experimentação e generalização destas práticas. A avaliação das aprendizagens estenderam- se até às tarefas de avaliação. O recente projeto DAVE (Desmaterialização da Avaliação Externa) criou a oportunidade e a necessidade de continuar a investir neste tipo de práticas permitindo aos alunos integrar o digital em todas as vertentes do seu percurso formativo, e também, procurando harmonizar os suportes das práticas avaliativas internas e externas. A plataforma intuitivo.pt serve de suporte à elaboração das provas de avaliação externa e tem uma versão disponível para o trabalho dos professores que permite a construção de instrumentos de avaliação interna, pelo que é uma ferramenta com potencial para cumprir o papel de integrar práticas de avaliação sustentadas no digital. Simultaneamente é importante que os professores possam refletir sobre o papel desempenhado pelos instrumentos de avaliação e a sua concepção em termos de eficácia na avaliação das aprendizagens que se pretendem avaliar, bem como o potencial formativo da avaliação digital.
Destinatários
Professores do 1º, 2º e 3º ciclos do EB, ES e Educação especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 1º, 2º e 3º ciclos do EB, ES e Educação especial. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 1º, 2º e 3º ciclos do EB, ES e Educação especial. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Professores do 1º, 2º e 3º ciclos do EB, ES e Educação especial.
Objetivos
● Promover o conhecimento dos docentes da plataforma intuitivo, com a consciência das suas vantagens e limitações para a construção de tarefas de avaliação digital nas diferentes áreas disciplinares dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário. ● Criar oportunidades para que atividades de avaliação digital possa ocorrer com maior frequência, e com recurso a um interface semelhante às provas de avaliação externa. ● Desenvolver atividades que promovam a fluência de escrita digital dos alunos. ● Refletir sobre o papel do digital na formação dos alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, em atividades de avaliação, bem como as implicações para a sua formação. ● Harmonizar práticas de avaliação interna e externa. ● Incentivar práticas de liderança e inovação digital entre os docentes.
Conteúdos
Parte I - Registo e exploração da plataforma plataforma - Os formandos devem familiarizar-se com as dinâmicas específicas e organizacionais da plataforma. Pesquisa e utilização de itens públicos. Criação e partilha de itens. ● Parte II - Criação e modificação de itens - Os formandos devem produzir e refletir sobre a criação de itens. Adequação pedagógica e científica dos itens a criar. Aspetos técnicos relacionados com imagens, ficheiros de audio e vídeo e outros, tendo em vista a diversificação e adequação dos suportes a utilizar. ● Parte III - Definição e prescrição de tarefas de avaliação - Os formandos devem conhecer as alternativas disponíveis na prescrição dos instrumentos de avaliação. Identificação dos requisitos a garantir à partida para a realização bem sucedida de uma tarefa, em suporte digital, com esta plataforma. Recolha e avaliação das produções dos alunos através da plataforma ● Parte IV - Análise e reflexão sobre a integração da avaliação digital na educação - Os formandos devem refletir sobre a globalidade do processo. Identificação de vantagens e constrangimentos da avaliação com recurso a esta plataforma.
Metodologias
As sessões síncronas são destinadas à exploração da plataforma intuitivo.pt, nomeadamente a tipologia de itens disponíveis, a prescrição de tarefas de avaliação e a testagem do efeito das diferentes opções. Serão ainda entendidas como espaço de partilha e reflexão sobre a adequação e o mérito das opções possíveis e dos efeitos esperados no trabalho com os alunos. As sessões assíncronas, para além de proporcionarem aos formandos momentos de aprendizagem autónoma, são destinadas à produção e edição de itens de avaliação no formato da plataforma. Deverão ainda permitir ultrapassar questões técnicas como a edição de imagem, utilização de imagens livres, ou devidamente referenciadas, e outras questões que possam ser discutidas em formato assíncrono. Na última sessão, os formandos apresentarão os resultados das tarefas criadas, assim como uma breve contextualização da sua utilização, proporcionando-se a discussão e a partilha entre todos os intervenientes.
Avaliação
A avaliação será quantitativa e qualitativa sendo classificada numa escala de 1 a 10 valores, de acordo com a legislação em vigor, nomeadamente os pontos 5. e 6. do artigo 4.º do Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, e terá em consideração critérios e ponderações aprovados no Centro de Formação. Os critérios sobre os quais incidirá a avaliação dos formandos são: Participação nas sessões síncronas (15%) será valorizada a qualidade da participação nas sessões síncronas. Participação nas sessões assíncronas (25%) será valorizada o rigor e o cumprimento atempado das tarefas propostas para realização nas sessões assíncronas, bem como a pertinência pedagógica das propostas e construções apresentadas, incluindo a partilha de itens criados no contexto da formação. Criação de uma tarefa digital de avaliação (30%) Criação de uma tarefa de avaliação que vise o recurso ao digital, na plataforma intuitivo.pt Relatório final (30%) reflexão crítica individual com apreciação crítica individual ao trabalho desenvolvido ao longo da ação.
Bibliografia
Lucas, M., & Moreira, A. (2018). Quadro europeu de competência digital para educadores. Aveiro: UA EditoraUniversidade de Aveiro. https://area.dge.mec.pt/download/DigCompEdu_2018.pdfIAVE (2021). O DAVE Desmaterialização da Avaliação Externa. Instituto de Avaliação Educativa, I.P. https://iave.pt/wp-content/uploads/2022/04/1_DAVE.pdfChirumamilla, A., & Sindre, G. (2021). E-exams in Norwegian higher education: Vendors and managers views on requirements in a digital ecosystem perspective. Computers & Education, 172, 104263. https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0360131521001408Oliveira, I., & Pereira, A. (2021). Avaliação digital autêntica: questões e desafios. RE@ D-Revista de Educação a Distância e Elearning, 22-40. https://repositorioaberto.uab.pt/bitstream/10400.2/11488/1/READ_V4%20N2_p.%2022-40.pdfPereira, A., & Amante, L. (2022). Avaliação Digital no Ensino Básico e Secundário: Recurso Pedagógico Aberto. EmRede-Revista de Educação a Distância, 9(1).