193

Educação Patrimonial - A Árvore dos Patrimónios turma T2

Apresentação

A sensibilização para a educação ambiental, já hoje amplamente trabalhada nas nossas escolas, não tem tido equivalência nas questões do património, ainda que, hoje em dia, a sustentabilidade do nosso planeta seja entendida muito para além das boas práticas ambientais e dependa igualmente do modo como encaramos e agimos sobre o património cultural e a sua diversidade. A escola constitui um local privilegiado para a educação patrimonial-perfeitamente transversal e articulável com os currículos para o primeiro ciclo do ensino básico,- podendo estimular desde cedo a olhar, interpretar, respeitar, valorizar e, certamente também, a cuidar. Deverá conduzir as crianças a um compromisso activo de conhecimento, apropriação e valorização cultural.

Destinatários

Professores dos Grupos 110, 200, 220, 230, 240, 400, 600 e 910

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 110, 200, 220, 230, 240, 400, 600 e 910. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 110, 200, 220, 230, 240, 400, 600 e 910.

Objetivos

•Compreender o Património como um recurso não renovável, desenvolvendo e promovendo uma atitude crítica, construtiva e activa; •Reconhecer a importância e necessidade da educação patrimonial como parte integrante da educação para a Cidadania e para a Sustentabilidade; •Valorizar o património enquanto espaço de construção de múltiplas aprendizagens, transversal às várias áreas curriculares; •Construir instrumentos de interpretação e exploração pedagógica para o património, através de abordagens criativas que promovam a preservação e a interculturalidade; •Ser capaz de plantar uma Árvore dos Patrimónios na sua sala de aula, comunicando educativamente o património cultural de forma adequada ao seu grupo e contexto.

Conteúdos

1 - Afinal, tudo é património? Conceito e diversidade do Património – 05.00 h - Património natural # cultural e material # imaterial - Património vivo: A Árvore dos Patrimónios - Escalas de Património - Cultura contemporânea, Património e Identidade 2 - Como aprender com o património que vive à nossa volta? Património como recurso educativo – 12.00 h - A educação patrimonial: interdisciplinaridade e interculturalidade. O papel transversal do Património nas aprendizagens - A construção da Árvore. Estratégias de comunicação e construção de aprendizagens - O património da escola e a escola como património - Património arquitectónico: enquadramento e exemplos de exploração pedagógica de um monumento ou edifício. - Património urbano: enquadramento e exemplos de exploração pedagógica de um centro urbano. - Património museológico: enquadramento e exemplos de exploração pedagógica do acervo - Património imaterial: enquadramento e exemplos de exploração pedagógica de uma festa, tradição ou instituição cultural. - Património natural: enquadramento e exemplos de exploração pedagógica de um espaço de natureza 3 - Porquê ensinar o património? Património e sustentabilidade – 08.00 h - Património e ameaças. O Património como recurso não renovável. - A protecção do Património em Portugal. - Património Mundial e a UNESCO. - Património como recurso para o desenvolvimento sustentável. O papel do cidadão e da comunidade - A última folha da Árvore. Atitudes e compromissos

Avaliação

Para efeitos de avaliação, será solicitado aos formandos a apresentação em portfólio dos trabalhos desenvolvidos no seu contexto escolar acompanhados de um relatório descritivo e justificativo dos mesmos. A avaliação dos formandos será feita de forma quantitativa, numa escala de 1 a 10 e tendo em conta o disposto pelo CCPFC, bem como o constante do ECD, no que se refere ao sistema de avaliação e classificação de docentes.

Bibliografia

ASENSIO, M., POL, E. (2002). Nuevos Escenarios en educación. Aprendizaje informal sobre el patrimonio, los museos y la ciudad, Argentina, AIQUE Grupo Editor.CALAF, R., Merillas, O. F. (2004) Comunicación educativa del patrimonio: referentes, modelos y ejemplos. Ediciones Trea, GijónDUARTE, Ana (1994). Educação patrimonial – guia para professores, educadores e monitores de museus e tempos livres. Lisboa: Texto editoraHORTA, Maria de Lourdes; GRUNBERG, Evelina e MONTEIRO, Adriane (1999). Guia básico de educação patrimonial.MERILLAS, Olaia Fontal (2003). La educación patrimonial: teoría y práctica en el aula, el museo e Internet, Ediciones Trea, Gijón.

Formador

Susana Maria de Quintanilha e Mendonça Mendes Bicho

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 16-10-2024 (Quarta-feira) 17:30 - 21:00 3:30 Presencial
2 23-10-2024 (Quarta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
3 30-10-2024 (Quarta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
4 06-11-2024 (Quarta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
5 13-11-2024 (Quarta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
6 20-11-2024 (Quarta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
7 27-11-2024 (Quarta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
8 16-12-2024 (Segunda-feira) 17:00 - 20:30 3:30 Online síncrona
Início: 16-10-2024
Fim: 18-12-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-115492/22
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 50 h
Local: Elvas