Pensamento Computacional na Matemática com recurso à Tecnologia turma T1
Apresentação
Plataformas de programação por blocos em ambiente de programação de fácil utilização para aprendizagem da matemática. O Scratch como plataforma de utilização gratuita online na programação por blocos. O objetivo deste curso é a apresentação da linguagem de programação Scratch no ensino da matemática. Esta linguagem irá permitir a aprendizagem da disciplina da matemática, bem como os seus conteúdos programáticos, recorrendo ao uso da tecnologia, da programação e do pensamento computacional. O curso pretende proporcionar ao professor a aquisição de competências essenciais para a sua atividade profissional de modo a que, no final, possua conhecimentos, capacidades que lhe permitam incluir o desenvolvimento de projetos, com programação por blocos, na sua prática letiva. Através da linguagem Scratch, os alunos exploram conceitos matemáticos enquanto criam animações interativas, consolidando assim os conteúdos programáticos e matemáticos de forma envolvente.
Destinatários
Professores de Matemática grupo 500 e professores de Informática grupo 550
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores de Matemática grupo 500 e professores de Informática grupo 550. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores de Matemática grupo 500 e professores de Informática grupo 550.
Objetivos
1. Identificar um problema a resolver ou conceber um projeto desenvolvendo perspetivas interdisciplinares e contribuindo para a aplicação do conhecimento e pensamento computacional; 2. Analisar o problema e decompô-lo em partes; 3. Explorar componentes estruturais de programação (variáveis, estruturas de decisão e de repetição, ou outros que respondam às necessidades do projeto) disponíveis no ambiente de programação; 4. Implementar uma sequência lógica de resolução do problema, com base nos fundamentos associados à lógica da programação e utilizando componentes estruturais da programação; 5. Utilizar os conteúdos programáticos da disciplina de matemática para desenvolver projetos de programação com a linguagem Scratch. 6. Através da linguagem Scratch, é possível explorar conceitos matemáticos como geometria e lógica de maneira prática e envolvente, criando projetos interativos que solidificam o entendimento desses conteúdos. 7. Através da linguagem Scratch, os alunos exploram conceitos matemáticos como geometria e lógica de maneira prática, ao criar animações interativas e jogos educativos
Conteúdos
Sessão 1. (3 horas); Organização do trabalho a desenvolver; Debate dos objetivos da ação; Documentação e materiais de apoio; Interação básica com a plataforma Scratch utilizando instruções para manipular texto e eventos. Registo na plataforma. Introdução ao ambiente na linguagem Scratch. Organização dos blocos e respetivas categorias. Primeiros projetos. Gravação e partilha dos projetos Sessão 2. (3horas); Conceito de atores e cenários. Como criar, editar e substituir atores e cenários. Explorar diversas categorias de blocos. Ciclos de decisão e repetição Blocos de repetição finitos e não finitos Sessão 3. (3horas); Exercícios com potências e expoente inteiro Variáveis Mensagens internas Ciclos de decisão Função SE Sessão 4. (3horas); Resolução de equações do 1º grau Teorema de Pitágoras Sessão 5. (3horas); Desenhos Exercícios geométricos Área da superfície e volume do cone Sessão 6. (3horas); Cálculo de Probabilidades Exercícios Sessão 7. (3horas); Projeto Educativo Sessão 8. (4horas); Projeto Educativo
Metodologias
As sessões terão um carácter teórico-prático. Para cada sessão será disponibilizada documentação, atividades e bibliografia específicas. Em cada sessão, o trabalho dos formandos organizar-se-á de acordo com uma apresentação dos conteúdos e um guia de tarefas. Os formandos terão oportunidades de trabalho individual e em grupo, privilegiando-se o tratamento de propostas integradoras de carácter prático, em ligação com os contextos de cada escola/agrupamento e as experiências e conhecimentos prévios dos formandos. As sessões incluirão, ainda, momentos e espaços de partilha de experiências e de discussão, presencialmente e através de fóruns online. O formador terá um papel facilitador, promovendo a reflexão sobre os temas e orientando os formandos no tratamento das questões de ordem teórica e prática a trabalhar em cada sessão. O acompanhamento dos formandos, esclarecimento de dúvidas e apoio às atividades de aprendizagem far-se-á através de fóruns de discussão, chat e/ou correio eletrónico
Avaliação
A avaliação final será quantitativa de acordo com a carta circular CCPFC 3/2007 expressa na escala: Insuficiente 1 a 4,9 Regular 5 a 6,4 Bom 6,5 a 7,9 Muito Bom 8 a 8,9 Excelente 9 a 10.
Bibliografia
Albuquerque, C. (2021). Pensamento Computacional e Matemática. Educação e Matemática, 162, 31-38.Almeida, C. M. S. (2015). A importância da aprendizagem da robótica no desenvolvimento do pensamento computacional: um estudo com alunos do 4º ano. [Dissertação de mestrado]. Universidade de Lisboa.Espadeiro, R. G. (2021). O Pensamento Computacional no currículo de Matemática. Educação e Matemática, 162, 5-10.Evaristo, I. S., Terçariol, A. A. L. & Ikeshoji, E. A. B. (2020). Do pensamento computacional desplugado ao plugado no processo de aprendizagem da Matemática. Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa, 21 (1), 74-96Ramos, J. L. (2016). Desafios da Introdução ao Pensamento Computacional e à Programação no 1.º Ciclo do Ensino Básico: Racionalizar, Valorizar e Atualizar. In Conselho Nacional de Educação (Ed.), Aprendizagem, TIC e Redes Digitais (pp. 40- 77).
Formador
José Carlos Farias Calado
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 29-01-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 12-02-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
3 | 22-02-2025 (Sábado) | 09:00 - 17:30 | 8:30 | Presencial |
4 | 26-02-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
5 | 08-03-2025 (Sábado) | 09:00 - 17:30 | 8:30 | Presencial |
6 | 12-03-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |