Probabilidades e Estatística, com recurso à tecnologia, nos currículos de Matemática turma T1
Apresentação
A estatística é uma área científica que se centra na recolha, organização e interpretação de dados. O seu principal objetivo é o de identificar os padrões e estabelecer correlações. Pode utilizar-se para avaliar fenómenos de caráter científico, industrial e social. As suas técnicas também permitem reduzir o risco de introdução de dados imprecisos, valores atípicos e cor-relações falsas. A inferência estatística é um processo que permite tirar conclusões sobre o geral (população) com base na informação do particular (amostra). Estas informações podem ser usadas para a identificação de possíveis efeitos e padrões. Os processos de análise estatísticos também incorporam a utilização da probabilidade. Este elemento permite prever as possibilidades de que ocorra um determinado resultado, o que influencia diretamente o processo de tomada de decisões oferecendo ferramentas e proces-sos eficazes para prever de que maneira a alteração de uma variável pode impactar os resul-tados desejados. Nos currículos de Matemática, as Aprendizagens Essenciais, apresentam como um dos seus propósitos fundamentais a formação de indivíduos matematicamente competentes pois a sociedade e o mundo contemporâneos, marcados pela globalização, crescente digitalização, conectividade e automatização, e por uma aceleração do desenvolvimento tecnológico, en-frentam desafios nos quais o conhecimento das técnicas da estatística e da probabilidade adquirem um papel essencial, proporcionando conceitos, métodos, modelos e formas de pensar. Na formação proposta, pretende-se ainda ilustrar a utilidade a utilidade dos conceitos abor-dados, através de exemplos práticos e com recurso ao software informático da calculadora NumWorks e ao Microsoft Excel.
Destinatários
Professores dos Grupos 110, 230, 500 e 910
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 110, 230, 500 e 910. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 110, 230, 500 e 910.
Objetivos
Recorrendo ao software informático da calculadora NumWorks e ao Microsoft Excel irá pro-ceder-se à organização e tratamento de dados, produzindo tabelas, gráficos, estatísticas, simulações e serão ajustados modelos. Sensibilizar para as vantagens de utilizar do software no ensino da matemática. Valorizar o trabalho colaborativo, entre pares, como forma de promover o desenvolvimento profissional.
Conteúdos
Introdução; Exploração do software informático; ◦potencialidades da utilização da folha de cálculo; ◦potencialidades da utilização da calculadora gráfica NumWorks. Análise univariada de dados: ◦quadros de frequências; ◦gráficos; ◦indicadores estatísticos. ◦ modelos de regressão linear simples. Probabilidade: ◦Fenómeno aleatório; ◦Definições de probabilidade; ◦Probabilidade condicionada; ◦Modelos de probabilidade em espaços finitos; ◦Modelo Normal. Inferência estatística: ◦População e amostra. Parâmetro e Estatística; ◦Distribuição amostral de uma estatística; ◦Estimativa pontual; ◦Teorema do limite central; ◦Construção de intervalos de confiança; ◦Interpretação do conceito de intervalo de confiança.
Metodologias
Curso de formação à distância utilizando as plataformas digitais Zoom, para as sessões síncro-nas, e Moodle. Utilização de várias ferramentas digitais de formação, como espaços de Fó-rum, centralizando no Moodle. - Debate em grupo sobre os conteúdos da ação. Partilha de experiências entre os professo-res de diferentes níveis de ensino e grupos disciplinares. - Exposição dos conteúdos da ação de formação. - Reflexão individual e em grupo, centrada na prática profissional. - Debate sobre as práticas desenvolvidas.
Avaliação
Será feita uma avaliação contínua ao longo das sessões síncronas, com regulação interativa dos projetos em curso na sala de aula: - Participação nas sessões 50%; - Produto da formação material produzido 50%; Dentro desses 60%, um quarto (15%) será para discussão a realizar online com a câmara ligada. - Para a avaliação final individual de cada professor será usada uma escala quantitativa de 1 a 10 valores: Excelente - de 9 a 10 valores; Muito Bom - de 8 a 8,9 valores; Bom - de 6,5 a 7,9 valores; Regular de 5 a 6,4 valores; Insuficiente de 1 a 4,9 valores. Os formandos terão que ter a câmara do computador ligada.
Bibliografia
A. Afonso e C. Nunes, Estatística e Probabilidades: Aplicações e Soluções em SPSS, Escolar EditoraS. Blauw, O poder dos números como estatísticas, percentagens e análises nos en-ganam e desenganam, Bertrand EditoraJ. Branco e M. Martins, Literacia estatística, Educação Matemática, p. 9-13J. Sá, O acaso a vida do jogo e o jogo da vida, GradivaD. Huff, Como mentir com a estatística, Gradiva
Formador
Pedro Miguel Lola Simões
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 21-10-2024 (Segunda-feira) | 18:30 - 19:30 | 1:00 | Online síncrona |
2 | 26-10-2024 (Sábado) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online assíncrona |
3 | 28-10-2024 (Segunda-feira) | 18:30 - 19:30 | 1:00 | Online síncrona |
4 | 02-11-2024 (Sábado) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online assíncrona |
5 | 06-11-2024 (Quarta-feira) | 18:30 - 20:30 | 2:00 | Online síncrona |
6 | 09-11-2024 (Sábado) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online assíncrona |
7 | 13-11-2024 (Quarta-feira) | 18:30 - 20:30 | 2:00 | Online síncrona |
8 | 20-11-2024 (Quarta-feira) | 18:30 - 20:30 | 2:00 | Online síncrona |
9 | 23-11-2024 (Sábado) | 17:00 - 19:00 | 2:00 | Online assíncrona |
10 | 27-11-2024 (Quarta-feira) | 18:30 - 20:30 | 2:00 | Online síncrona |
11 | 04-12-2024 (Quarta-feira) | 17:30 - 19:00 | 1:30 | Online síncrona |
12 | 07-12-2024 (Sábado) | 17:00 - 19:00 | 2:00 | Online assíncrona |
13 | 11-12-2024 (Quarta-feira) | 17:30 - 19:00 | 1:30 | Online síncrona |