183

Biodiversidade na Área Transfronteiriça: Sensibilização e Vigilância Ambiental turma T1

Apresentação

A ação está integrada no projeto BIOTRANS “Gestión Integrada de la Biodiversidad en el Área Transfronteriza”, cofinanciado pelo FEDER através do Programa Interreg V-A España-Portugal (POCTEP) 2014-2020. O objetivo do projeto é a gestão conjunta e integrada da conservação da biodiversidade na região da EUROACE (Centro-Alentejo-Extremadura) através da implementação de ações conjuntas e sinérgicas entre parceiros ibéricos para proteger e conservar a biodiversidade da área. A singularidade e diversidade biológica existente ao longo da fronteira, com extensos ecossistemas e áreas naturais protegidas, é um dos fatores valorizados. O conhecimento da biodiversidade regional por parte dos professores é importante para a sua conservação, indo esse conhecimento ser transmitido para a população da região. A Educação Ambiental é um dos domínios obrigatórios da Educação para a Cidadania. É enquadrado pelo Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade, que no Subtema Estratégia para a conservação da Biodiversidade, tem como objetivo «Conhecer os parques naturais e áreas protegidas de Portugal como parte da estratégia para a conservação da Biodiversidade» e como indicador de desempenho «Participar em visitas a Áreas Protegidas». Um outro indicador é «Participar em projetos e estudos de caso relativos a estratégias de conservação da Biodiversidade em casos concretos».

Destinatários

Professores dos Grupos 230, 520

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 230, 520. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 230, 520.

Objetivos

Sensibilizar os docentes da região EUROACE em matéria de Vigilância Ambiental, e promover a planificação de atividades letivas a aplicar nas aulas, com utilização de meios pedagógicos e didáticos, de forma que possam divulgar e orientar os seus alunos sobre as oportunidades em Vigilância Ambiental; Identificar os distintos problemas e riscos ambientais que se possam gerar nas atividades e projetos de desenvolvimento, assim como as possíveis soluções e medidas de intervenção; Adquirir os conhecimentos necessários para a elaboração dos Programas de Vigilância Ambiental. Contribuir para a aquisição das aprendizagens essenciais, definidas no Perfil do Alunos dos à Saída da Escolaridade Obrigatória, como a de «Discutir causas e consequências da alteração dos ecossistemas, justificando a importância do equilíbrio dinâmico dos ecossistemas e do modo como a sua gestão pode contribuir para alcançar as metas de um desenvolvimento sustentável». Contribuir para atingir os ODS nº 4, 6, 11, 14 e 15.

Conteúdos

1. O projeto Biotrans • A Cooperação Transfronteiriça. Programa INTERREG-POCTEP 2021-2020. • Projeto BIOTRANS: Gestão Integrada da Biodiversidade na região EUROACE. 2. Educação ambiental • A Educação Ambiental nos currículos escolares; • A transversalidade da Educação Ambiental; • Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável; • Os Objetivos do Desenvolvimentos Sustentável; • O Referencial da Educação Ambiental para a Sustentabilidade e os seus temas. 3. Aspetos e problemática ambiental A. Conservação da natureza/recursos naturais /território 1. Biodiversidade • A importância da Biodiversidade; • A Biodiversidade como recurso na região EUROACE; • Principais ameaças à Biodiversidade; • Conservação e recuperação. 2. Florestas 3. Oceanos 4. Programas de Vigilância Ambiental • Técnicas de Identificação de espécies características de Flora e Fauna na região EUROACE, com utilização de aplicações como a inaturalist e plataformas como a invasoras.pt; Programa de Vigilância Ambiental: • Objeto, estrutura, importância e finalidade; • Espécies invasoras; • Medidas: preventivas, corretoras e compensatórias; • Espécies protegidas. Conservação e Melhoria de habitats; • Atuações de controlo e seguimento; • Avaliação dos resultados finais. 5. Caso Prático (5h) Resolução de caso prático em relação aos conteúdos desenvolvidos: Optar-se-á por uma visita a um espaço natural, preferivelmente na área do Parque Natural da Serra de São Mamede 6. Planificação de saídas de campo adaptadas ao currículo dos alunos, para vigilância ambiental.

Avaliação

A avaliação dos formandos tem em atenção os critérios aprovados pela Comissão Pedagógica do CFAE: a) Participação valorativa - 50% b) Trabalho individual - 50%, e far-se-á de acordo com o estipulado no ECD e com as determinações do CCPFC.

Bibliografia

Estratégia Nacional de Educação Ambiental (Resolução do Conselho de Ministros n.º 100/2017, de 11 de Julho)Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade para a Educação Pré-Escolar, o Ensino Básico e o Ensino Secundário (2018) Ministério da EducaçãoGuia sobre Desenvolvimento Sustentável, 17 OBJETIVOS PARA TRANSFORMAR O NOSSO MUNDO (2018) Centro de Informação Regional das Nações Unidas para a Europa Ocidental www.unric.org/ptPlano Setorial da Rede Natura 2000: http://www2.icnf.pt/portal/pn/biodiversidade/rn2000/p-setCabral MJ (coord.) (2006) Livro vermelho dos vertebrados de Portugal. ICN/Assírio & Alvim

Formador

José Manuel Esteves Marques Janela

Início: 05-02-2025
Fim: 25-06-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-114106/22
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 50 h
Local: Portalegre