182

Bem-vindo ao Mundo Mágico dos Autómatos - MECANISMOS turma T1

Apresentação

A introdução da tecnologia na educação desempenha um papel fundamental na preparação dos jovens para um mundo cada vez mais complexo. Nesse contexto, os autómatos ou mecanismos, emergem como ferramentas pedagógicas inovadoras, oferecendo uma abordagem prática e envolvente no processo de aprendizagem. A importância pedagógica dos autómatos na formação dos jovens reside na capacidade única dessas máquinas de combinar teoria e prática, promovendo o desenvolvimento do sentido crítico. Ao incorporar autómatos nas salas de aula, os educadores proporcionam aos seus alunos a oportunidade de aplicarem conceitos teóricos em situações do mundo real. Isso não fortalece apenas a compreensão dos alunos sobre disciplinas como matemática, e ciência, mas também estimula o pensamento criativo e a resolução de problemas. Além disso, a interação com autómatos promove aptidões socio emocionais, como trabalho de grupo e comunicação, à medida que os alunos colaboram na programação e no desenvolvimento de projetos mecânicos. Os autómatos também desempenham um papel crucial no estímulo do interesse por disciplinas como Ciências, Tecnologias, Engenharias ou Matemáticas, áreas fundamentais. Ao envolver os alunos com autómatos desde muito cedo, as escolas podem despertar interesses por campos relacionados com a tecnologia, preparando os jovens para carreiras inovadoras e moldando mentes críticas e adaptáveis a novos desafios.

Destinatários

Professores dos Grupos 230, 240, 500, 510, 530

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 230, 240, 500, 510, 530. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 230, 240, 500, 510, 530.

Objetivos

• Proporcionar aos professores uma compreensão abrangente dos princípios teóricos subjacentes aos operadores mecânicos; • Familiarizar os educadores com as diversas aplicações dos autómatos na educação e na sociedade em geral; • Identificar oportunidades para incorporar operadores mecânicos em diferentes temas e unidades curriculares, promovendo uma abordagem integrada do ensino. • Incentivar os professores a explorar e criar exemplos específicos que possam cativar os alunos, demonstrando a utilidade dos operadores mecânicos em situações reais. • Fomentar o trabalho corporativo entre professores de diferentes áreas, proporcionando o enriquecimento real do projeto educativo de cada Escola ou Agrupamento.

Conteúdos

• Evolução histórica dos principais operadores mecânicos; • Princípios mecânicos: Alavanca, Roda, Manivela, Ligações e Engrenagens; • Funcionamento de peças isoladas e combinadas; • Planificação de autómatos; • Fabricação de peças; • Montagem;

Avaliação

Participação nas sessões presenciais; Elaboração de um plano de intervenção em sala de aula; reflexão individual; A avaliação dos formandos será feita de forma quantitativa, numa escala de 1 a 10 e tendo em conta o disposto na Circular CCPFC-3/2007, bem como o constante do ECD, no que se refere ao sistema de avaliação e classificação de docentes.

Bibliografia

Henry T. Brown - 507 Mechanical Movements - Stone Basin Books

Formador

Manuel Joaquim Salgado Canha Ferreira

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 14-10-2024 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
2 21-10-2024 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
3 28-10-2024 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
4 04-11-2024 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
5 11-11-2024 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
6 18-11-2024 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
7 25-11-2024 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
8 09-12-2024 (Segunda-feira) 17:00 - 21:00 4:00 Presencial
Início: 21-10-2024
Fim: 09-12-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-122920/24
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 50 h
Local: Portalegre