Técnicas de Yoga na aula de Educação Física turma T1
Apresentação
A disciplina de Educação Física, além de trabalhar aspetos físicos e habilidades motoras, tem o propósito de contribuir para a formação integral dos alunos, incluindo aspetos físicos, cognitivos, sociais e emocionais. O Yoga é uma modalidade que junta cada vez mais praticantes e para além de contribuir para o desenvolvimento físico-motor, ajuda na gestão do stress e ansiedade na comunidade estudantil e desenvolve o autoconhecimento e consciência do próprio corpo, mente e emoções, promovendo entendimento e aceitação. É importante que os professores de educação física sejam capazes de introduzir nas aulas, técnicas de yoga, na área das atividades físicas, quer de forma mais específica na modalidade de ginástica, quer no domínio da aptidão física.
Destinatários
Professores dos Grupos 260, 620
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 260, 620. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 260, 620.
Objetivos
- Dotar os formandos de conhecimentos assim como de um saber-fazer, que lhes permita introduzir técnicas de Yoga nas suas turmas, de forma a contribuir para um desenvolvimento integral dos seus alunos; - Conhecer a prática de Yoga e os seus fundamentos no ensino a crianças e adolescentes; - Articular técnicas de Yoga com as matérias de Educação Física - Aprendizagens Essenciais (AE) e curriculo; - Aprender posturas de Yoga, exercícios de respiração, relaxamento e meditação; - Transmitir a atenção plena (mindfulness) para melhorar a concentração e o foco dos alunos; - Estruturar uma sessão de Yoga adaptada a um grupo de alunos.
Conteúdos
- O que é o Yoga? ● Contextualização histórico-social; ● Princípios básicos para a prática e ensino de Yoga na escola; ● Benefícios da prática de yoga na criança/adolescente; ● Papel do professor; ● Descrição de algumas posturas de Yoga e estudo anatómico. - Posturas físicas (Âsanas) - Exercícios respiratórios (Pranayama) para crianças e adolescentes - Mindfulness - Exercícios de meditação e relaxamento para crianças e adolescentes - Jogos com posturas de Yoga - Yoga inclusivo - Metodologia para o ensino do Yoga na escola, de acordo com o curriculo e as AE da disciplina de Educação Física - Estruturar e desenvolver sequências práticas - Avaliação
Avaliação
- Assiduidade - Participação e trabalho desenvolvido ao longo do curso - Produção e realização de trabalhos práticos e/ou materiais nas sessões A avaliação será de acordo com a legislação em vigor no que respeita a avaliação de docentes, nomeadamente o estipulado no ECD e no RJFC, e de acordo com as normas do CCPFC.
Bibliografia
● Kaminof, Leslie e Matthews, Amy. Yoga Anatomy. United States: Human Kinetics, 2012.● Kupfer, Pedro. Yoga Prático. (3ª ed). Florianópolis: Fundação Dharma, 2001.● Michael, Tara. Yoga. Editions do Rocher, 1980.● Sarswati, Swami Satyananda. Yoga Education for Children. Índia: Bihar School of Yoga, 1999.● Stephens, Mark. Teaching Yoga, Essential Foundations and Techniques. Berkeley, Califórnia: North Atlantic Books, 2012.
Formador
Marta Maria de Queiroz Guedes Monteiro
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 15-11-2024 (Sexta-feira) | 17:30 - 21:30 | 4:00 | Presencial |
2 | 16-11-2024 (Sábado) | 09:00 - 18:00 | 9:00 | Presencial |
3 | 29-11-2024 (Sexta-feira) | 16:30 - 21:30 | 5:00 | Presencial |
4 | 30-11-2024 (Sábado) | 09:00 - 18:00 | 9:00 | Presencial |